Prepare sua roupa verde: Hoje vamos falar de St. Patrick’s Day!
Hello, guys! Como vocês estão?
Mais uma sexta-feira chegou e, como sempre esperado, aqui estou eu falando sobre alguma coisa legal pelo mundo! (Afinal, como você vai conhecer ele, sem ter uma prévia do que te espera lá fora, não é?)
Chapéus, cachecóis, broches, camisetas e tudo mais que você tiver no armário da cor verde, pegue imediatamente e vista antes que leve um beliscão! E não adianta nem reclamar, se você for pego no dia de São Patricio (para os brasileiros), a tradição pede que você leve um beliscão… Ou vários enquanto anda pela rua. Mas vamos do princípio, pois a história do feriado mais famoso da Irlanda é bem interessante!
Comemorado oficialmente desde 1903, é uma homenagem ao padroeiro da Ilha Esmeralda que foi um sacerdote cristão que promoveu o cristianismo entre os druidas por meio da inserção de elementos da igreja na cultura pagã.
Querido por todos, existem inúmeras lendas sobre São Patricio, até mesmo dizem que foi ele quem fez com que todas as cobras da região desaparecem. Algumas lendas dizem que ele foi levado a Irlanda quando pequeno como escravo, porém conseguiu fugir e volta anos depois como sacerdote. Seu carisma conquistou o povo, o que fez com que os mesmos levassem a festividade por muito tempo depois por onde iam, ajudando todo o globo a conhecer esse feriado divertido e recheado de verde, musica celta, trevos e cerveja (lembrando que antigamente os bares não eram permitidos a comemorar, mas essa regra mudou, ajudando na festa e na adesão em outros países).
A história conta que o santo usava os trevos que faziam parte da vegetação local para explicar a Santíssima Trindade nas igrejas, escolas e mosteiros que visitava para evangelizar a população. A cor verde também é muito representativa dessa festividade. Diferente de muitos outros, ele evitava a violência ou a força e usava sempre formas didáticas para que o povo se convertesse, até mesmo inseria os elementos cristãos ao pagãos para que fossem melhor aceitos, por isso tanta popularidade!
Também é comum ver as pessoas usando os chapéus de Leprechauns, personagem que, segundo o folclore irlandês, conhece a localização de vários tesouros escondidos. Isso é mais uma prova de como hábitos cristãos e pagãos se misturaram para criar os rituais que vemos hoje.
Bem interessante, não?! Então preparem seus chapéus verdes, suas canecas e vamos rumar para a Irlanda procurar um pote de ouro… Ou uma boa cerveja local e muita festa!
Vejo vocês lá, guys, e cuidado com os beliscões, hein?!